O que é K-pop
Entenda como a cultura coreana está dominando o mundo.

Quase todos com acesso à internet ou antenados com as notícias mundo afora, muito provavelmente, já ouviram falar de K-pop. Mas o que seria? Não tem problema, vamos te explicar. K-pop é o nome dado à música popular coreana, que tem ganho cada vez mais popularidade entre os jovens, de todas as idades, e até mesmo entre os adultos.

Porém, o K-pop não é apenas sobre música. É uma forma de difusão da cultura sul-coreana, método de se espalhar ao redor do mundo. Ao fenômeno que divulga fortemente a cultura coreana, damos o nome de Hallyu — onda coreana. É um projeto voltado a fazer com que o estilo domine o mercado. Por sinal, vem dado  muito certo.

 

O K-pop é um gênero hibrido que mistura o melhor dos mundos do hip-hop, pop, eletrônico. Todos os estilos juntos, formando um novo som, único e inovador. Os MVs, nome dado aos clipes de músicas coreanas, são sempre bem coloridos, contando com danças sincronizadas dos idols, nome dado aos cantores do gênero, Estes treinam incansavelmente desde novos para debutar nesse meio tão concorrido.

Como surgiu o K-pop?

A febre do K-pop estourou há pouco tempo, mas não é de hoje que o gênero existe no país de origem. Mais precisamente, existe desde o início dos anos 90. Estreou com o grupo ‘Seo Taiji and Boys’. O grupo apresentou uma nova forma do fazer música ao mostrar um estilo diferente. Este misturava o inglês e coreano nas composições, além de possuir uma batida original, que à época não recebeu uma crítica positiva.

No mesmo corte de tempo, a Ásia passava por dificuldades econômicas. O Hallyu surgiu como uma forma de impulsionar a economia do país, fazendo com que a Coreia do Sul investisse na indústria do entretenimento. Neste contexto, é claro, não foi apenas o K-pop que se espalhou pelo mundo mas também os conhecidos Doramas — novelas coreanas, além da moda. Com isso, toda a cultura coreana ganhou até ser o sucesso que é hoje.

Considerando o mundo, o leste asiático foi o primeiro lugar a ser conquistado pelo K-pop. De certo existiram inúmeras tentativas de trazer o gênero para nosso lado cantinho do globo terrestre. Porém foi apenas com ‘Gangnam Style’, do Psy, que o mundo pode conhecer o K-pop em sua versão atual. Afinal,  dificilmente alguém não teve a oportunidade de ouvir ou mesmo descobrir os paços da dança em  “Oppan Gangnam style”. 

Hoje em dia, existem inúmeros grupos conhecidos como EXO, BTS, Blackpink. Não podemos esquecer os mais antigos como BoA, Super Junior, Wonder Girls, Girls Genaration entre outros.

 

Quer conhecer mais sobre esses grupos? Acesse as playlists que preparamos no Spotify e no Deezer para você! 

           

Para entender melhor

O vocabulário K-pop

Com a disseminação do K-pop, é comum vermos os jovens cada vez mais interessados na língua coreana. Até mesmo usando uma linguagem diferente para falar sobre o assunto. Separamos as gírias que os fãs de K-pop — os k-poppers — usam entre si para definir seus grupos favoritos entre outras situações. 

 

Hallyu: Onda cultural coreana.

Idol: Celebridade ou artista de K-pop.

 

K-pop: Pop coreano

 

K-popper: Fãs de K-pop.

 

Bias: Integrantes favoritos de um grupo de K-pop.

 

Ultimate: Integrante favorito de todos os grupos, o que você mais gosta de todos.

 

Maknae: O integrante mais novo do grupo.

 

Debut: Estreia de um grupo de K-pop.

 

MV: Videoclipe

 

Comeback: Lançar uma música ou álbum novo. Retorno do artista.

 

Rookie: Grupos e artistas novatos.

Subunit: é um pequeno ou pequenos grupos, compostos por membros de um grupo principal.

Sasaengs: nome dado às fãs extremamente obcecadas pelos artistas ao ponto de descobrir números de telefones pessoais dos artistas, fotos pessoais e entre outras coisas.

 

Lohanna Irie

Jornalista, roteirista e escritora de fanfics para Agência ZeroUm.


 


 

K-POP

Lohanna Irie

Jornalista, roteirista e escritora de fanfics para Agência ZeroUm.

Bárbara Inah

Jornalista, especialista em marketing digital e criação de conteúdo para Agência ZeroUm.

Informação, Notícia e Conteúdo.