Agência ZeroUm | 'É possível aprender brincando'
top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

'É possível aprender brincando'

Atualizado: 30 de jun. de 2021

A gestação do espaço de ensino e a construção do amanhã.

Brincar é exercitar o lúdico, a criatividade. Foto: Wix.
Brincar é exercitar o lúdico, a criatividade. Foto: Wix.

A realidade que vivemos hoje e entendemos como é começou a ser construída em nós desde muito cedo. São diversos fatores e condições proporcionadas ou não que nos permitiram ser o que somos. Neste recorte, em uma visão mais ampla, culturalmente, somos estimulados a ter um comportamento padronizado. Contudo, aprender e apreender é justamente o oposto. É abrir caminho, pavimentar oportunidades, criar estradas.


E esta foi parte da inquietação que reuniu 3 educadores. Juntos, descobriram que formatos não seriam capazes de os aprisionarem. Desta forma, ganhou corpo entre eles uma concepção de trabalho em que o espaço desejado para que o ensino pudesse existir deveria compreender a diversidade, as diferentes formas de aprender ao invés da rigidez da escolarização seriada, não reformada e, majoritariamente, ainda presente no Brasil do século XXI.


Seguindo um pensamento para além do modelo tradicional e estando este voltado às habilidades individuais, às múltiplas inteligências capazes de nos tirar da forma, o ensino surge como elemento capaz de alçar a criança e o adolescente à experiência fora da tão falada 'caixinha'. São oportunidades e estímulos que o contato com uma forma diferenciada de apresentar o ensino é capaz de agregar ao mundo desde cedo.


Neste contexto, entenderam que precisavam contemplar um espaço para que os educadores pudessem existir com seus alunos, sendo comuns com eles e diferentes deles ao mesmo tempo. Era preciso, então, permitir que aqueles alunos matriculados fossem capazes de se apoderar do espaço, extrapolando as dimensões físicas deste, existindo de forma consonante com o tempo e os desafios do dia a dia.


Quando percebe-se que o futuro se faz hoje, nota-se a importância que é interagir com aquilo que está nascendo diante de nossos olhos, todos os dias. É imperativo que as oportunidades estejam bem identificadas e sejam trabalhadas no desenvolvimento dos alunos. E para que o campo das ideias avançasse ao prático, um local foi escolhido para dar início à nova jornada em que alunos poderão aprender em estações do saber, em suas particularidades e com atividades variadas que vão desde brincadeiras, parede de escala à programação.

Nasce, neste contexto, o Espaço Múltiplo com foco em valorizar a real aptidão da criança e do adolescente. E se propõe a ser o lugar em que o aluno é capaz de escolher o que quer ser, em um trabalho acompanhado por profissionais capacitados e orientados a trabalhar cada tipo de inteligência. Assim, o melhor de cada um pode ser trabalhado e potencializado.


Como funciona?

Curso que funciona no contraturno do horário escolar. Antes das aulas do turno da tarde, depois das aulas do turno da manhã, com foco em auxiliar os pais e centralizar todas as atividades extras em um só lugar. Com almoço, reforço, acompanhamento de estudos, estações e oficinas.


Sobre as estações


CORPO: desenvolvimento cognitivo e corporal, com força, equilíbrio, reflexo e coordenação motora. Com parede de escalada, circo, ginástica acrobática, aéreos, dança, alongamento, etc...


ARTE: colocar o de dentro para fora, com atividades de desenvolvimento e descobertas, como: Designer, desenho técnico, mangá, anime, coloração Gibiteca, moda e arte Urbana


MENTE: para o perfil de criança lógica, com atividades como: Testes e enigmas, Clube de xadrez, Scape Room, RPG, Jogos de Tabuleiro, Economia criativa e games.


Oficina - Intercâmbio de Ideias

Oficinas para tratar o coletivo e aulas para desenvolver atividades para além da sala de aula, como: LIBRAS, ética, liderança, atualidades, projetos de vida, culinária, brincadeiras em grupo e oratória.


Idade?

Dos 5 aos 12 anos.


Espaço Múltiplo

Endereço: Rua Roma, 172. Vila Romana, Lapa/SP.

Contato: (11) 95135-1265


bottom of page