• Agência ZeroUm

O Campeonato Carioca de Futebol

O tradicional, esvaziado, mas apaixonante Campeonato de Futebol do país.

Ontem, oficialmente no coração do torcedor carioca, foi dado início à competição tida como a mais charmosa do futebol nacional. São 12 as equipes que estão em busca do título.


Contudo, a fase atual não é o início da disputa. Longe dos holofotes - em virtude de um modelo que privilegia a promoção de grandes partidas - a fase que precedeu à atual foi pouco badalada, sendo disputada entre 16 de janeiro e 21 de fevereiro, cujo vencedor fica habilitado para a disputa da fase seguinte.


Para melhor entender a competição, é importante nos atentarmos ao regulamento. Alvo de críticas nos últimos anos, o mesmo foi alterado. A Taça Guanabara em 2021 será disputada em pontos corridos com as 11 equipes que permaneceram na primeira divisão em 2020 somado ao time campeão da fase preliminar.


Nas fases finais da competição teremos os quatro melhores clubes da Taça Guanabara que disputarão um sistema de mata-mata nas semi-finais e finais. A Taça Rio que anteriormente era associada ao Campeão do Segundo Turno do Campeonato passa a ser disputada pelas equipes classificadas entre o 5º e 8º lugares.


Ao longo das 11 rodadas os torcedores poderão voltar a se emocionar com seus times em campo. Por sinal, o futebol é uma paixão nacional, e no Rio não seria diferente. Sendo assim, para melhor adentrar no universo do Futebol Carioca e da Paixão dos Torcedores, a Agência ZeroUm irá publicar uma série de entrevista que fala da paixão, dos motivos, as histórias e os acontecimentos dos torcedores de América, Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense.



Bruno Velasco

Agência ZeroUm