O Teatro e sua importância Cultural
top of page
  • Foto do escritorLohanna Irie

O Teatro e sua importância Cultural

Das tragédias Gregas aos dias atuais.

O Teatro é muito importante no mundo inteiro, ele é um meio de representação, de crítica e transmissão de cultura das mais antigas que existe. Tem papel fundamental e aborda com arte temas sensíveis na sociedade, dando voz a Lutas de Classe, questões de Igualdade Racial, de Gênero, LGBTQIA+ entre outros.


E graças também ao teatro a sociedade se tornou cada vez mais capaz de criar uma visão mais crítica de si mesma, além de entender o papel que cada um possuiu dentro da mesma.


Neste contexto, o cenário no Brasil possuiu grande relevância cultural sobretudo no que diz respeito à diversidade com que fomos construídos. A Cultura do nosso país deve estar ligada intimamente à nossa história, gerando o senso crítico necessário. Despertando abordagens necessárias para o nosso desenvolvimento social.


O Teatro, como toda e qualquer obra de arte, está inserido dentro dentro dos limites culturais, sociais e políticos. Transmite a cultura de determinado povo, seus costumes e reflete a forma de pensar de determinada época. A peça de teatro traz encenações ao mesmo tempo em que permite reflexões acerca do que está sendo exporto. Por esta e outra razões, é de extrema necessidade que todos tenham acesso aos aparelhos de cultura no Brasil, dentre estes está o Teatro.


Culturalmente falando, o Teatro tem parcela relevante na vida das pessoas ao retratar o momento em que vivem ou já viveram. Os desafios de determinado tempo, bem como a realidade e modo de pensar de determinada época. Seu surgimento ocorreu no século VI a.C. e, desde os Gregos e suas tragédias foi capaz de presenciar e sobreviver a inúmeras situações. Capaz de observar e captar a essência de diversos momentos históricos. Da Gripe Espanhola, da Peste Bubônica, das Grandes Guerras Mundiais. E, agora, do Coronavírus. A produção teatral resiste em meio aos acontecimentos que fazem do Teatro aquilo que ele é.




Lohanna Irie

Jornalista, roteirista e escritora de fanfics para Agência ZeroUm.





bottom of page