ZeroUm | Um novo horizonte, além da cadeira...
top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

Um novo horizonte, além da cadeira...

Atualizado: 17 de mai. de 2021

Conheçam Camila de Luca, a pessoa por trás do Além da Cadeira.

Ela descobriu que poderia criar seus próprios horizontes e se lançou. Camila de Luca é a nossa personagem de hoje. Nascida com deficiência, entendeu que precisava batalhar e lutar por seu espaço, por visibilidade. E é, justamente, assim, que surge o Além da Cadeira.


O projeto foi sonhado por muitos anos, ganhou contornos, venceu suas inseguranças e ganhou as redes sociais em meio a um momento delicado:



"Perdi o emprego no final de 2019 e resolvi retomar a ideia. Fiz dois cursos de conteúdo digital e, com a pandemia e o isolamento social, senti que era o momento de começar a colocar em prática (o que aprendi)."

O Além da Cadeira ainda é um projeto em construção, relativamente novo, existente há pouco mais de 7 meses, que vai ganhando corpo, conquistando público e - para além de seguidores - vem desmistificando o que é a realidade que existe e não termina na cadeira de rodas.


Limitações não podem ser capazes de defini-la. Afinal, todos temos alguma em nossas vidas, em nossas rotinas, e para isso não importa se a pessoa tem ou não deficiência, ressalta Camila. Entretanto, entende que mostrar sua rotina é um processo capaz de mostrar quais são suas limitações e como lida com as mesmas. Neste sentido, em seu trabalho reside uma mensagem ainda mais instigante: "mostrar às pessoas que a maioria das limitações e dificuldades que uma pessoa com deficiência tem são, na verdade, impostas pelo meio, pela sociedade, e não por conta da deficiência em si".


Não importa qual o assunto específico que eu esteja abordando, as pessoas com deficiência precisam ser vistas e ouvidas. E não é só sobre ser pessoa com deficiência, somos pessoas, temos vários talentos, várias mensagens, vários conhecimentos para compartilhar... É necessário normalizar a convivência da sociedade conosco.

Camila entende que o preconceito surge exatamente pela falta de conhecimento, somado à falta de convivência e sobretudo em razão da forma como, historicamente, as coisas são apresentadas e nos são ensinadas. Sendo um aliado no processo de informação, a Agência ZeroUm publicará artigos voltados aos debates e discussões necessários para que consigamos como sociedade reverter este cenário, enxergar as necessidades de todos para que possamos juntos construir um futuro melhor sem que ninguém fique de fora. Definitivamente, precisamos enxergar um mundo para muito além da cadeira.



Bruno Velasco

Agência ZeroUm







bottom of page