ZeroUm | Uma educação diferenciada
top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

Uma educação diferenciada

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Por dentro do Espaço Múltiplo de ensino.

Ainda é cedo, as crianças chegam mas em vez de sono, o sorriso demonstra um algo a mais. É como se estivessem preparadas para um nova dimensão.


Entrando no espaço, e seguindo os protocolos sanitários, a temperatura é verificada, higienizam-se as mãos e o dia de atividades está pronto para começar.


O reforço escolar dá início ao dia, a atenção e o cuidado para com os afazeres ganha a leveza de profissionais que estimulam o conhecer por meio de pequenos desafios cuja recompensa é o saber. A abordagem diferenciada estimula o raciocínio. Os pequeninos se sentem estimulados para além de realizar uma simples tarefa. E, assim, o saber vai acontecendo no interior de cada um, na troca cotidiana que existe nesta relação entre educadores e educandos.


Após pequena pausa para o lanche da manhã, é chegada a hora das oficinas e das estações conforme os tipos de abordagem a seguir:


Oficina - Intercâmbio de Ideias: oficinas para tratar o coletivo e aulas para desenvolver atividades para além da sala de aula como: LIBRAS, ética, liderança, atualidades, projetos de vida, culinária, brincadeiras em grupo e oratória.


Estação Corpo: desenvolvimento cognitivo e corporal, como força, equilíbrio, reflexo e coordenação motora. Com parede de escalada, circo, ginástica acrobática, aéreos, dança, alongamento, etc.


Estação Arte: colocar o que está dentro para fora, com atividades de desenvolvimento e descobertas, como: Designer, desenho técnico, mangá, anime, coloração, Gibiteca, moda e arte Urbana.


Estação Mente: para o perfil de criança lógica, com atividades como: Testes e enigmas, Clube de xadrez, Scape Room, RPG, Jogos de Tabuleiro, Economia criativa e games.



As crianças, conforme desejo individual, se dividem. Optam pela atividade que melhor as atendem naquele dia. E nisso já reside uma forma de lidar com as pequenas decisões do dia a dia. Pode parecer pequeno, mas há uma recompensa inserida na tomada de decisão e no resultado alcançado com a atividade desejada e realizada.


Pequeno passo para adultos, nova descoberta para aqueles que ainda estão crescendo.

É importante ressaltar que a mentalidade, a personalidade da criança vai se desenvolvendo a partir das experiências e de como é capaz de lidar com as mesmas. Segundo o psicólogo Erick Erikson (1902-1994), este seria o 4º estágio do desenvolvimento humano e da personalidade.


Um período relevante ao se observar que a criança começa a demonstrar controle pelas atividades físicas e intelectuais, consegue se adaptar a regras e aos métodos do sistema educacional, e entende que podem existir recompensas futuras, mesmo que de longo prazo.


A criança consegue realizar tarefas diferentes, entender suas habilidades e sentir prazer na realização das mesmas. E é justamente neste momento que o ensino se realiza, que as principais relações da criança são construídas. É neste espaço múltiplo de acontecimentos que o saber acontece.

Dentro deste cenário, quando as crianças se envolvem em tarefas de pintura, desenho, contação de história, ginástica, algo para além da simples atividade está acontecendo. O lúdico empresta lugar a inúmeras possibilidades e oportunidades. Conexões que se mostram presentes em todas atividades e são reforçadas em desafios do tipo 'caça ao tesouro', com 'charadas matemáticas' e 'metáforas' que reforçam a dimensão multidisciplinar do processo chamado aprendizado.


O Espaço Múltiplo, seguindo todos os protocolos, está de portas abertas aguardando por você. O endereço é Rua Roma, 172. Vila Romana, Lapa/SP. O contato é (11) 95135-1265.


bottom of page