ZeroUm | Uma faxina, com Ananda Jacques
top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

Uma faxina, com Ananda Jacques

A cantora e compositora Ananda Jacques (Sorocaba/SP) lançou nos streamings o single “Faxina”, que mistura suas raízes na MPB com o Lo-Fi e o Jazz. A música é um convite a fazer limpeza na alma e ter esperança de que tempos melhores virão. Que em breve poderemos reencontrar quem amamos.

Capa - Crédito: Karymy Gonçalves.
Capa - Crédito: Karymy Gonçalves.

A falta dos encontros presenciais inspirou Ananda Jacques a fazer uma limpeza na casa e na alma. E dessa saudade de ver gente amiga surgiu “Faxina”, single intimista originalmente lançado durante a Colmeia Session. A faixa traz inspirações no lo-fi e no jazz, sem abandonar as raízes MPB tão presentes nos trabalhos anteriores da cantora de Sorocaba (SP), como os singles “Macumba de Apartamento”, “Coroa de Prata” e “Amor de Cafeína”. O single já está disponível nas principais plataformas de streamings.

“Eu sou uma pessoa muito sensorial e gosto de escrever sobre ambientes, ações, gostos, gestos. Também sempre gostei de receber pessoas em casa pra tomar um café, jantar, tomar uma cerveja. Acho que a falta desses encontros e toda a saudade me motivaram a lançar Faxina.”, explica Ananda Jacques.

Desde o início da pandemia, a reinvenção da artista tem contribuído para a autonomia no processo de gravação, descobrindo por meio de sua arte um universo de possibilidades sonoras.

“Atualmente, gosto tanto de me acompanhar com meu violão quanto gosto de cantar com as bases programadas. E acredito que a sonoridade de Faxina, que flerta tanto com o lo-fi, mostra bastante esse encontro do orgânico com o contemporâneo, cada vez mais presente no que gosto de ouvir e agora criar.”, analisa Ananda.

A canção traz influências de Mayra Andrade, Céu e Lianne La Havas, que produzem sons aconchegantes, feitos para ouvir com quem se ama.

“Estou muito influenciada por tudo que assisto e é mais intimista, como o Colors Studio, da Mayra Andrade; o Tiny Desk (Home) Concert, da Lianne La Havas; e o "Voz e Violão" que a Céu está lançando. Trabalhos bonitos e delicados, que envolvem menos pessoas e soam aconchegantes me parecem fazer mais sentido do que nunca neste momento que atravessamos.”, revela Ananda.

A canção “Faxina” traz música, letra e voz de Ananda Jacques, com piano e arranjo de Augusto Martins. A mixagem e masterização são de Thiago Proença, enquanto a arte da capa é de Karymy Gonçalves.

Ananda Jacques é cantora e compositora de Sorocaba (SP). Suas criações musicais transitam entre os ritmos brasileiros, como o samba e o baião, em uma celebração aos rituais que compõem o dia a dia. Sob uma estética que compreende o tradicional e dialoga com o afrofuturismo, a artista fala de temas que refletem a sua afro-religiosidade, ancestralidade, direito das mulheres e o afeto presente em seu cotidiano. Entre as principais influências musicais de Ananda Jacques, estão Elza Soares, Chico César e Milton Nascimento. Sua força para seguir na carreira independente teve o impulsionamento de projetos como o Girls Rock Camp Brasil e SONORA (Ciclo Internacional de Compositoras).



Siga Ananda Jacques




Júlia Ourique

Orbe Comunicação

bottom of page