top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

Blog não é Jornalismo

Não necessariamente. Não é sobre forma, design. É sobre conteúdo e formação.

Blog ou site, o que é jornalismo?
Blog ou site, o que é jornalismo?

Hoje em dia muito se fala sobre sites e blogs. Os blogueiros são mais tidos como aqueles que são influentes ou se dedicam a uma cobertura, acompanhamento de nicho.


O design, a forma com a qual se observa o conteúdo na internet é outro fator que - no senso comum - ajuda a amplificar a confusão. Àquilo que é mais performático, mais próximo de mídias tradicionais, costumamos chamar de site e chancelar a informação como sendo de qualidade (se é que é possível avaliar assim).


Para aqueles que possuem mais conteúdo que forma, a avaliação costuma ser inversa. Olha-se como pequeno e sem credibilidade, mesmo havendo formação, informação e conteúdo.


O risco de haver a necessidade de chancelar interlocutores é não perceber que diversos desses se valem de orientação disfarçada de informação. De elogios embutidos em avaliações.


Propaga-se. Difunde-se. Mas nem sempre informam. Ao buscarem a notícia, é importante que seja possível perceber as linhas editoriais do veículo. Saber o espaço da opinião, da notícia, da informação e da publicidade. Até lá, caminhamos em terrenos acidentados e com mensagens perigosas circulando entre nós.



Bruno Velasco

Agência ZeroUm

Comments


bottom of page