• Agência ZeroUm

Uma dieta saudável

A nutricionista Tânia dá mais detalhes sobre esse assunto.

Foto de Ella Olsson no Pexels.
Foto de Ella Olsson no Pexels.

Dieta significa rotina alimentar e não restrição de alimentos. A restrição é feita quando uma pessoa tem alguma doença e precisa de alguma modificação na rotina alimentar com a retirada de um alimento específico.


Considera-se dieta saudável, a combinação de alimentos que tenha todos os nutrientes necessários para manter a saúde física e emocional. É uma alimentação variada que proporciona o desenvolvimento na fase de crescimento, a manutenção do equilíbrio de todos os sistemas do nosso corpo, como imunidade, produção de hormônios, estrutura óssea, força muscular e funções cerebrais.


Como ter uma dieta saudável?


Um prato saudável deve conter carboidratos que forneçam energia para todas as nossas atividades e fazer o corpo funcionar adequadamente. Deve conter também proteínas que podem ser de origem animal, como carnes, aves, suínos, peixes, ovos e leite e derivados. E ainda as de origem vegetal como os feijões, ervilhas, lentilha e soja. A função da proteína é contribuir e renovar todas as nossas células, principalmente a produção de anticorpos e músculos, mas também a formação da pele, cabelos e unhas.


As gorduras têm importante papel de fornecer ácidos graxos que o nosso corpo não produz e ainda alguns tipos de gordura que ajudam na saúde cardiovascular como as gorduras insaturadas e poliinsaturadas que estão nos óleos vegetais, azeites, castanhas, amendoim e abacate.


Já as gorduras saturadas que estão presentes nas carnes e na pele de frango, leites e derivados integrais, e que também tem função no equilíbrio da produção hormonal, devem ser ingeridas com moderação pois, em excesso, podem aumentar o colesterol e provocar problemas cardíacos.


Por último, as vitaminas e minerais são encontradas em frutas, verduras e legumes. São importantes na regulação do nosso corpo, tanto na produção de energia como na formação de ossos e dentes, evitar a anemia, saúde da pele e todos os processos do nosso corpo. Os vegetais são fontes de fibras que regulam o funcionamento dos intestinos, facilitando a absorção dos nutrientes necessários ao nosso corpo.


Para manter uma dieta saudável, inclua pelo menos 3 porções de tipos diferentes de frutas e vegetais todos os dias. Outra recomendação é fazer pelo menos 4 refeições por dia.



Fonte: Brasil 61