Música como passatempo, Séries como desafio
top of page
  • Foto do escritorLohanna Irie

Música como passatempo, Séries como desafio

'Maratonar' se tornou hábito de muitos nesta pandemia.

Ninguém imaginou que 2020 seria tão louco ao ponto de uma pandemia de coronavírus começar, trazendo momentos difíceis como a quarentena. A liberdade de ir e vir fazia parte dos nossos dias e, de um dia para o outro, vimos essa liberdade ser restringida e nossas rotinas mudarem drasticamente.


A vida é uma caixinha de surpresas e nós temos que estar preparados para nos adequar a tudo que pode acontecer. Com o isolamento social, tivemos que começar a 'dançar conforme a música'. Podemos dizer que os primeiros dias da quarentena foram mais fáceis, fomos capazes de desacelerar, organizar nossas coisas em casa, descansar daquela correria de trabalho. Mas, como muitas pessoas dizem, tudo em excesso faz mal. E não seria diferente com esse tempo que estamos “presos” em casa.


Esse período que estamos vivendo é delicado. E todo cuidado com nossa saúde mental e física é pouco. Então para não enlouquecermos, acabamos por criar novos hábitos e atividades que nos entretenham durante a quarentena. Lives musicais, jogos, músicas, livros e séries foram opções adotadas para passar o tempo no decorrer do isolamento social, sendo itens importantes na rotina para nos mantermos ocupados e em equilíbrio.


De todas as atividades, acredito que as que mais se destacam seriam as músicas e serviços de streaming, como séries e filmes on-line. A música já é de extrema importância na vida de qualquer ser humano, afinal quase tudo que fazemos envolve a música. Nos dias atuais, não seria diferente. Ela se tornou um passatempo prazeroso, algo que nos faz encarar com mais leveza todos os recentes acontecimentos.


Outro hábito que se destacou foi o ato de ‘maratonar’, não sabe o que é? Não tem problema, quando falamos sobre ‘maratonar’ uma série ou filmes, é basicamente assistirmos vários episódios de uma determinada série consecutivamente. Ou mesmo assistir toda aquela saga de um filme de uma única vez. Essa prática não é atual, uma matéria de 2016 da Netflix mostrou as séries mais assistidas em maratonas, ou seja, não é de hoje que isso acontece, porém, durante a quarentena as maratonas aumentaram bastante.


Plataformas para Streaming


Quando falamos em plataformas para Streaming, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a Netflix. Porém existem outros canais que disponibilizam uma variedade de séries e filmes. Claro que você já deve ter ouvido falar na Amazon, ou Prime Video como é conhecida, e da Globoplay, ambas plataformas que oferecem um catálogo recheado.


Esses sites e aplicativos trabalham com serviços de assinatura onde você paga mensalmente para ter acesso ao acervo de filmes e séries para assistir. Para quem passa a maior parte do tempo em casa ou não tem TV a cabo, essas plataformas são uma mão na roda, facilitando a vida do assinante que quer apenas relaxar em frente à TV.


Existe também outros sites com filmes mais direcionados, como, por exemplo, a Mubi, que conta com filmes mais clássicos, a Oldflix para você que prefere os filmes antigos, a Spcine Play para você que ama os filmes nacionais, entre outros.



É uma grande variedade, então você pode selecionar a plataforma de streaming que mais lhe agrada e assiná-la, garantindo a diversão de cada dia, ainda mais durante esse isolamento social. Aproveite o momento para descansar a mente e embarcar nas suas séries favoritas e ‘maratonar’ tudo que quiser.


Lembre-se que você não é o único a separar um tempo para colocar seus programas favoritos em dia, o ato de ‘maratonar’ não é atual, e pensando nisso, separamos — a título de curiosidade — algumas séries que foram mais assistidas e ‘maratonadas’ em 2019/2020, segundo o site da Canaltech.


Chernobyl - HBO GO

Sinopse: Homens e mulheres corajosos agem heroicamente para mitigar danos catastróficos quando a Usina Nuclear de Chernobyl sofre um acidente nuclear em 25 de abril de 1986.


La Casa de Papel - NETFLIX

Sinopse: Oito ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda da Espanha. Seu líder manipula a polícia para realizar um plano. Será o maior roubo da história, ou uma missão em vão?


Stranger Things - NETFLIX

Sinopse: Quando um garoto desaparece, a cidade toda participa nas buscas. Mas o que encontram são segredos, forças sobrenaturais e uma menina.


FLEABAG - Vídeo Prime

Sinopse: Fleabag é uma jovem adulta lidando com problemas quase universais sob o ponto de vista feminino: problemas de relacionamento, frustração sexual e profissional, conflitos familiares. Uma mulher moderna vivendo em Londres, ela está tentando curar uma ferida enquanto recusa ajuda daqueles à sua volta, mantendo seu perfil intimidante o mais intacto possível.


Euphoria - HBO GO

Sinopse: Rue, 17 anos, sai da reabilitação sem planos de permanecer limpa. Na última festa antes do novo ano escolar, conhece a Jules, que é nova na cidade.


Olhos que condenam - NETFLIX

Sinopse: Cinco adolescentes do Harlem vivem um pesadelo depois de serem injustamente acusados de um ataque brutal no Central Park. Baseada em uma história real.



10 Séries para você ‘maratonar’ disponíveis na NETFLIX


Nunca tinha pensado em ‘maratonar’ uma série e agora está curioso? E não sabe por qual começar? Podemos te ajudar com isso. Separamos 10 séries disponíveis na plataforma da Netflix para você assistir durante o isolamento social, tem para todos os gostos, então prepare sua pipoca e se jogue nessa programação.


1) Grey’s Anatomy (Anatomia de Grey)


Lançada em 2005, tem 15 temporadas.

Sinopse: Orientada por uma experiente equipe de médicos dedicados, Grey e seus colegas sofrem com cada decisão entre vida e morte, o stress da profissão e o turbilhão que é a vida.


2) Jane, the Virgin (Jane, a virgem)


Lançada em 2014, tem 5 temporadas.

Sinopse: Depois de jurar que permaneceria virgem até o casamento, Jane Villanueva fica grávida por um erro médico. Hora de revisar os planos para o futuro.


3) Glee


Lançada em 2009, tem 6 temporadas.

Sinopse: Em meio a problemas de relacionamento com a treinadora Sue Sylvester, o professor Will Schuester tenta transformar os alunos da escola em verdadeiros vencedores.



Lançada em 2009, tem 1 temporada. (Drama coreano)

Sinopse: Acompanhe as peripécias de Jan-di, uma garota modesta que acaba se envolvendo com um garoto mimado da panelinha mais popular da escola.


5) Blindspot (Ponto Cego)


Lançada em 2015, tem 4 temporadas.

Sinopse: O agente do FBI Kurt Weller segue pistas escondidas nas tatuagens de uma mulher amnésica para desvendar uma conspiração.



Lançada em 2020, tem 1 temporada. (Drama coreano)

Sinopse: Um imperador coreano passa por um portal misterioso e entra em um mundo paralelo onde conhece uma detetive obstinada.



Lançada em 2020, tem 1 temporada.

Sinopse: Casada, Alma passa um fim de semana fora de casa. A experiência desperta uma paixão, mas acaba em tragédia e a faz questionar a verdade sobre as pessoas próximas.



Lançada em 2020, tem 1 temporada.

Sinopse: Uma jovem acorda no necrotério com superpoderes e descobre que faz parte de uma seita secreta de freiras caçadoras de demônios.


9) Dark


Lançada em 2017, tem 3 temporadas.

Sinopse: Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar.



Lançada em 2016, tem 4 temporadas.

Sinopse: Entediado com a vida nas trevas, o diabo se muda para Los Angeles, abre um piano-bar e empresta sua sabedoria a uma investigadora de assassinatos.




Gostou? Deixe aqui nos comentários se já assistiu alguma dessas séries e nos conte também se já ‘maratonou’ alguma!


Até a próxima!



Lohanna Irie

Jornalista, roteirista e escritora de fanfics para Agência ZeroUm.


bottom of page