ZeroUm | A Saúde Mental e o Setembro Amarelo
top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

A Saúde Mental e o Setembro Amarelo

Atualizado: 8 de set. de 2021

A Importância do Setembro Amarelo todos os anos, todos os meses, todos os dias precisamos cuidar de nossa saúde mental.

Recentemente eu perdi alguém relativamente próximo por conta de problemas de saúde mental. Estava abalado. Não encontrou saídas, sucumbiu. Esvaiu-se dentre os problemas que não soube lidar com a lucidez que talvez tenhamos.


Este relato, geralmente, levanta sérias discussões, debates religiosos e afins. Mas o que fazer - olhando pela ótica de quem sofre, de quem está doente - quando o mundo que se mostra é frontalmente diferente daquele que se observa na prática? Quando o Deus de cada um é permeado e influenciado pelas crenças pessoais e punitivistas, deixando de acolher, afastando-se do evangelho? Sobram cobranças, exigem-se retidões que nem todos seguem, falta a necessária acolhida.


É preciso entendermos e aceitarmos que existe uma necessidade de cuidarmos da saúde mental. E que isso não é 'mimimi', não se trata de bobeira, de falta de trabalho, ocupação e tudo aquilo que quem não quer entender o outro e nem a si mesmo diz.


Precisamos romper a barreira que faltou Deus, seja em qual denominação for e tiver este Deus com a leta D maiúscula ou não. Quando não somos o exemplo, não conseguimos mostrar aquilo que proclamamos. Assim, o que o outro enxerga não é capaz de gerar transformação.

Mas apesar disso, olhando para quem precisa, e muitos de nós ainda precisamos reconhecer que somos merecedores deste cuidado, devemos deixar nossos líderes religiosos no campo deles, e deixar os psicólogos e psiquiatras atuarem onde for necessário. Não é questão de fé, é questão de saúde. Então, orai e vigiai. Devemos fazer o necessário. E, por vezes, o milagre reside no simples primeiro passo que é preciso ser dado.


O Setembro Amarelo acontece todos os dias em milhões de corações e almas ao redor do mundo. Que saibamos viver e celebrar nossas pequenas vitórias e recorrer ao socorro quando for necessário. Não se esconda. Permita-se.




Bruno Velasco

Agência ZeroUm




bottom of page