Custo industrial sobe 8,6% no terceiro trimestre de 2020
top of page
  • Foto do escritorAgência ZeroUm

Custo industrial sobe 8,6% no terceiro trimestre de 2020

Com maior aumento desde início da série histórica, Indicador de Custos Industriais (ICI) foi medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que acendeu um sinal de alerta.

Indústria. Foto: Agência Brasil 61.
Indústria. Foto: Agência Brasil 61.

O custo industrial subiu 8,6% no terceiro trimestre de 2020, quando comparado com o segundo trimestre do mesmo ano. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (28) e é apontado pelo Indicador de Custos Industriais (ICI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A CNI destaca que esse é o maior aumento já registrado pelo indicador desde o início da série histórica, em 2006.


Os resultados são referentes aos meses de julho a setembro de 2020. De acordo com o relatório da CNI, o aumento se explica, em parte, pelo ajuste em relação ao segundo trimestre daquele ano, quando muitos custos da indústria haviam caído de maneira transitória, em razão da crise econômica e das medidas governamentais para mitigar efeitos.


Outro fator apontado pela CNI como determinante para o aumento em 2020 é o custo com bens intermediários. Os custos com produtos intermediários aumentaram 6,2% no segundo trimestre e voltaram a subir, em 5,3%, no terceiro trimestre. Ainda em 2020, até o terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2019, o custo com bens intermediários importados chegou a subir 22,3%.


Na avaliação da CNI, a previsão é que esses custos continuem em alta no último período de 2020 e no começo de 2021, devido ao efeito gradual do aumento dos insumos em dólar e à escassez de insumos e matérias-primas.



Fonte: Brasil 61



bottom of page